® 2019 por Hilda Souto • hildasouto.arte@gmail.com

Hilda Souto

Nasceu em São Paulo, em 1962, onde mora e trabalha.


Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Artística pela Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP (1984), Mestrado em Artes Visuais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2004), concentrando-se na linha de pesquisa Abordagens Teóricas, Históricas e Culturais da Arte. Atualmente é Doutoranda em Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC-PR.

Seus trabalhos em pintura mural, vitrais e objetos tridimensionais integram acervos de diversas instituições públicas e privadas.

Em 1981 conheceu o artista plástico Cláudio Pastro quando pintaram juntos o painel “História da Salvação”, na Paróquia São Bento, no Morumbi, SP. Foi sua primeira assistente em trabalhos artísticos e realizou projetos gráficos de livros de autoria do artista.

 

A convite do próprio Cláudio Pastro, coordenou o início do trabalho de catalogação de suas obras até seu falecimento em 2016. Atualmente, junto à Abadia Nossa Senhora da Paz, trabalha na organização dos acervos de documentos e imagens do artista, assim como no restauro de suas obras.


Trabalhou de 1991 a 1999 no Departamento de Marketing Institucional e Eventos da Companhia do Metropolitano de São Paulo - Metrô, selecionando obras de artistas e designers, elaborando e executando projetos expográficos, coordenando o setor de acervo de Artes Visuais da Instituição e na criação e execução de projetos gráficos.

De 2001 a 2009, ministrou aulas na Faculdade Santa Marcelina para alunos de artes plásticas e moda e em 2016 na Faculdade HOTEC para alunos da área de Estética.

 

Atualmente desenvolve projetos em Artes Visuais, Artes Plásticas e Artes Gráficas. Ministra cursos e palestras em instituições de ensino formal e grupos voltados para estudo da Arte Sacra e História da Arte contemplando os diversos movimentos artísticos.